domingo, 30 de novembro de 2008

Os professores inúteis de inúteis comentadores

A INÚTIL"(professora) escreveu a Miguel Sousa Tavares:

sobre os Professores

É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou 'os professores os inúteis mais bem pagos deste país.' Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?

O senhor tem filhos? - a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que 'são os inúteis mais bem pagos do país.'? Não me parece... Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a
professora explique de novo?

Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos 'inúteis' a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler,
com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.

Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados. Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha
profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, 'os inúteis mais bem pagos do país', que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.

Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si,democracia deve ser estar do lado de quem convém.

Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe:
'Perdoai-lhes, Senhor
Porque eles sabem o que fazem.'


Ana Maria Gomes
Escola Secundária de Barcelos

A FRAUDE NO CONSELHO DE ESCOLAS

Publicado em
http://soucontraacorrente.blogspot.com/

O Ministério da Educação veio propalar uma reviravolta no Conselho de Escolas. Diz o secretário estado que a maioria dos conselheiros (presidentes de C. Executivos) teriam dado aval ao modelo, após a cosmética feita.

Na dita reunião parece que se instalou a confusão, com muita gente a querer manifestar-se contra não tendo a palavra.

O S.Estado e Álvaro Almeida dos Santos, Presidente do Conselho de Escolas, com receio, não colocaram o assunto à votação, ficou-se no diz que disse, e no fim, cada qual disse o que lhe apeteceu. Obviamente o ministério apregoou vitórias e fumos brancos. Portanto como convinha à tutela, documentos e actas da reunião não há, uma vergonha.

A maioria dos presidentes de executivos lá presentes, regressou às respectivas escolas indignados com a fantochada e ainda mais revoltados, dispostos eles próprios a endurecer a posição.

O representante das escolas do Porto, já pediu a demissão do presidente do C. Escolas, Álvaro Almeida dos Santos, inclusive, por este não ter apresentado um documento à ministra, em que este orgão rejeitava o modelo de avaliação.

Enquanto o ministério continuar de má fé, com a campanha de mentiras e manipulações, isto não se vai resolver. Perde Portugal, com um governo autista e sem escrúpulos, que coloca a sua fragilidade política à frente dos interesses do país.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mais do que nunca, há que fazer greve no dia 3 de Dezembro!


A ministra mantém-se irredutível e intransigente na aplicação deste modelo de avaliação.
Os sindicatos apelam, por isso, a uma greve dos docentes "a cem por cento", na próxima quarta-feira, como forma de exigir a demissão da ministra.
No dia 3, PÁRA TUDO!
Os professores irão certamente fazer História: nunca nenhuma classe parou a 100%. Mas esse resultado depende de todos.
Os professores unidos irão mostrar ao País e ao governo quem tem razão.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O ME mente com todos os dentes: não há nova posição do Conselho das Escolas

Chegámos agora da manif, em Coimbra. Lá encontrámos a Amélia e a Elisa. Lá estiveram 7000 profs, apesar do frio cortante.
2500 pessoas em Viseu, outras 3000 em Leiria, mais 3000 na Guarda e cerca de 5000 em Lamego perfazem mais de 20000 na Região Centro.
Em Coimbra, Mário Nogueira afirmou categoricamente que já foi contactado por diversos membros do Conselho das Escolas e confirma-se: não há nova posição sobre a avaliação. Alertou os professores dizendo que, ontem à noite, foi "lançada a mentira" de que "o Conselho das Escolas teria alterado a sua posição, que era no sentido da suspensão da avaliação. Ora, não houve qualquer votação. O Secretário de Estado terá enviado uma nota para a imprensa anunciando a mudança de posição do Conselho das Escolas. Há muita indignação em muitos Presidentes de Conselhos Executivos por haver um claro abuso do ME neste processo.
Por outro lado, o ME, numa ostensiva atitude de má-fé, tem realizado de reuniões com as direcções das escolas a propósito da avaliação antes de serem negociadas as alterações ao modelo com os sindicatos. Mário Nogueira apontou "reuniões com órgãos de gestão e professores avaliadores, em que o projecto é já dado como sendo definitivo". "São dadas orientações, indicados prazos, é dito aos conselhos executivos que é para avançar. Quando o Ministério da Educação tem marcada uma reunião de negociação para sexta-feira com os sindicatos e já vai desenvolvendo por todo o país reuniões com os órgãos de gestão no sentido de poderem já ser tomadas medidas, não podemos esperar grandes avanços da reunião de sexta-feira".

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Manifestações e greves anunciadas

Os professores regressam, esta terça-feira, aos protestos de rua, iniciando quatro dias de manifestações, plenários e desfiles em todas as capitais de distrito para exigir a suspensão do processo de avaliação de desempenho.

Manifestações regionais:

25 de Novembro - Norte:
Porto, 19h, Praça da Liberdade
Braga, 21h, Praça do Pópulo
Bragança, 19h, Praça Cavaleiro Ferreira
Viana do Castelo, 19h, Praça da República
Vila Real, 19h30, Praça Diogo Cão

26 de Novembro - Centro:
Aveiro, 21h, Largo da Estação
Castelo Branco, 20h30, Frente ao Tribunal
Coimbra, 20h30, Praça da República
Leiria, 17h30, Câmara Municipal
Lamego, 17h, Soldado Desconhecido

27 de Novembro - Grande Lisboa:
Lisboa, 18h30, Ministério da Educação (Av. 5 de Outubro)
Santarém, 21h, Largo do Seminário
Setúbal, 21h, Governo Civil
Caldas da Raínha, 21h, Praça da Fruta

28 de Novembro - Sul:
Portalegre, 18h, Praça da República
Évora, 17h30, Praça do Sertório (junto à Câmara Municipal)
Beja, 17h30, Largo de S.João (frente ao Teatro Pax Júlia)
Faro, 20h30, Coreto do Jardim Manuel Bívar (junto à Marina)

3 de Dezembro
Greve Nacional dos Educadores e Professores

4 e 5 de Dezembro
Vígília permanente à porta do ME

6 de Dezembro
Encontro de Escolas em Luta
(Leiria, 10h, Teatro José Lúcio da Silva)

Greves regionais
9 de Dezembro Norte
10 de Dezembro Centro
11 de Dezembro Grande Lidboa
12 de Dezembro Sul

19 de Janeiro
Nova Greve Nacional

domingo, 23 de novembro de 2008

Dar à Sra. Ministra um pouco do seu veneno...

Colegas,

A Sra. Ministra está a pôr à prova a nossa união. Como devem saber, já começámos a receber as indicações para utilizar a aplicação informática online para mandar os objectivos individuais.

Eu sou amigo de um dos engenheiros informáticos que criaram esta aplicação naquela altura que ouve problemas com os concursos. Lembram-se?

Então, é assim: podemos devolver o presente envenenado à Sra. Ministra. Como?

Simplesmente bloqueando a aplicação. E para isso basta introduzir três vezes a password de forma errada. Se todos o fizermos, o ME fica com um problema: 140 000 aplicações bloqueadas. Bloqueadas para a avaliação, para os concursos, para tudo... Para melhorar a situação, os engenheiros informáticos que criaram a aplicação já não trabalham para o ME.

No meu agrupamento, vamos fazê-lo todos juntos. Vamos ligar um computador à net no bar e um por um, com os outros como testemunhas, vamos bloquear a nossa aplicação.

Passem este esta informação, via e-mail e, se entenderem fazê-lo, melhor. Vamos dar à Sra. Ministra um pouco do seu veneno.

Continuemos unidos e ninguém nos vencerá. Vamos vencer a ditadura.»

Veja-o aqui
http://www.saladosprofessores.com/forum/index.php?topic=15194.0

Atenciosamente,
A Equipa do Sala dos Professores.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Avaliação de professores

… Aos Encarregados de Educação,
… Aos Pais dos alunos,
… Aos Verdadeiros Cidadãos,
… Aos Alunos,
…Aos professores,
…Também aos bons políticos.
Para que todos saibam o que se passa em qualquer escola ao pé deles…

Para que saibam que a Ministra da Educação (?), mente (ontem dia 8 de Novembro afirmou a todos os órgão de comunicação social que os professores só têm que preencher uma folha…) e é desonesta (também disse no mesmo dia que os professores não querem ser avaliados).

Queremos que conheçam as novas tarefas que os professores dos vossos filhos têm agora para desempenhar e para dividir com o tempo que antes servia só para o exercício da função docente (antes deste modelo de avaliação a nossa atenção centrava-se naquela que era nossa primeira e fundamental missão: ensinar, preocupava-nos prioritariamente com quem devíamos: os nossos alunos).
Agora, os docentes que são avaliadores terão que preencher por cada docente avaliado: 20 parâmetros diferentes na ficha do Ministério, preencher 20 itens diferentes nas grelhas desdobradas, preencher 36 indicadores na ficha de observação documental, preencher 28 indicadores na ficha de observação de cada aula faça-se notar que é obrigatório observar 3 aulas, o que faz na totalidade 84 indicadores. Terão no total de preencher 160 informações (indicadores, itens e parâmetros) para cada docente se houver 12 docentes para avaliar terão que preencher no final: 1920 informações. Terão também que preencher 1 ficha de observação naturalista por cada aula (é obrigatório observar 3 aulas), preencher 3 fichas de pré observação e preencher 3 fichas de pós observação. Terão, no total, de preencher por cada docente 9 fichas. Se avaliarem 12 docentes, terão que preencher 108 fichas. Terão que analisar a ficha de autoavaliação (documento reflexivo) de cada docente e se avaliarem 12 docentes, terão que analisar 12 documentos. Terão também que confirmar as evidências no portefólio (dezenas de documentos) elaborado por cada professor.
O Conselho Executivo que também efectuará a avaliação dos 133 docentes do agrupamento, terá que preencher 18 itens e 18 indicadores por cada docente. Terão no total, que preencher 36 informações por cada professor, o que perfaz no final 4788 informações. Assim se concluirá que cada docente é avaliado na totalidade em 140 informações (parâmetros, itens e indicadores).
Todos os professores serão avaliados, incluindo os avaliadores que terão que organizar ou preencher documentos relacionados com o desempenho de cargos; mapas/calendarização de aulas assistidas, reuniões/datas, aulas substituídas, faltas, (…); ficha de objectivos individuais (Art.º 9 Decreto Regulamentar n.º 2/2008); planificações a longo, médio e curto prazo; planificação da intervenção nos Projectos Curriculares de Turma das suas turmas; material seleccionado ou produzido pelo docente para as aulas; documentos de planificação referentes a alunos com necessidades educativas especiais ou com planos de recuperação; reflexões escritas (descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente, a articulação com o programa, a didáctica da área disciplinar e os contextos); reflexões escritas (com descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente a adequação aos conteúdos e articulação com conhecimentos anteriores dos alunos; a relevância, a sequencialidade e a transferabilidade das aprendizagens); reflexões escritas (com descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente em relação ao valor formativo dos recursos de ensino-aprendizagem); reflexões escritas (descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente o valor formativo da experimentação pedagógica no contexto de situações relevantes); informações relativas ao cumprimento do programa; Informações relativas à participação nos Projectos Curriculares de Turma das suas turmas; ficha (s) de observação de aula (s) pelo avaliador; materiais pedagógicos elaborados pelo docente e utilizados/concretizados pelos alunos; grelhas de observação de aulas (auto-observação, observação interpares, observação departamental); participação em iniciativas / experiências inovadoras; reflexões pontuais ou sistemáticas, listas de verificação da aprendizagem, respostas a questionários, entrevistas; relatos de experiências e ocorrências; outros documentos (opiniões de pais/encarregados de educação, apreciações dos pares); instrumentos de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa (grelhas de observação; listas de ocorrências; fichas diagnósticas, formativas e sumativas, grelhas de auto e hetero-avaliação dos alunos); reflexões pontuais ou sistemáticas, relatos de experiências, análise de informação (por ex., da avaliação formativa); exemplos significativos de trabalhos dos alunos; outros elementos de avaliação utilizadas pelo docente em consonância com os critérios de avaliação das áreas disciplinares leccionadas; relatórios descritivos sobre Planos de Recuperação e Planos de Acompanhamento elaborados e medidas relativas ao abandono escolar; reflexão sobre os resultados escolares obtidos pelos alunos/turmas; medidas relativas ao abandono escolar; listagem das actividades do Plano Anual de Actividades em que o docente participou; propostas, relatórios e outros materiais produzidos pelo docente, quer individualmente, quer em parceria; listagem de projectos de actividades em que o docente participou e que não se encontravam inscritos no Plano Anual de Actividades; projecto / actividade, relatório e materiais elaborados pelo docente individualmente ou em colaboração com outros docentes; descrição dos projectos a realizar; certificados de participação ou outra documentação que ateste o papel do docente no projecto; documentação de participação em iniciativas inovadoras; frequência e ou avaliação em acções de formação creditadas na sua área de docência; frequência e ou avaliação em acções de formação acreditadas em áreas prioritárias relativamente ao Projecto Educativo do Agrupamento; frequência em acções de formação acreditadas relativas aos cargos / funções que exerça; ficha de Auto Avaliação; (…).
Por isto dizemos que queremos em primeiro lugar, ensinar (para tal é preciso também tempo) e depois sim, exigimos ser avaliados, repito: queremos em primeiro lugar, ensinar e depois sim exigimos ser avaliados, sim, avaliados! AVALIADOS!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Confirmações

Já confirmaram a sua presença no jantar os seguintes colegas:
Abílio José Afonso Lopes Lucas
Alzira Maria Paiva Sousa Rocha
Ana Cristina Marques Pereira
Ana Maria Reis Dias Agostinho
Ana Paula Oliveira Almeida
António Luís M. C. Vaz Pato
António Manuel Ribeiro Rebelo e Aldina Maria Sequeira Rebelo
Carlos Manuel Alves Monteiro Pais
Elisa Natividade Morais Figueiredo Carvalho
Fernando Alexandre M. P. Lopes
Helena Gonçalves

Isabel Margarida Gomes
João Manuel Gonçalves Reis
Madalena da Rocha Feijão
Maria Amélia Cabral Santos Oliveira
Maria Emília Ferreira dos Santos

Maria Fernanda Messias
Maria Luísa A. F. Almeida
Maria Regina Sousa Canelas Santiago
Maria Teresa Matos Pina Leite Silva
Teresa de Fátima C. G. Pereira Lopes
Vera Lúcia Silvestre Videira

Se o teu nome não consta da lista, é porque ainda não recebemos a tua confirmação.
Entra em contacto connosco.

Jantar de Curso 2008 - 22 de Novembro

Caríssimos colegas e amigos,
Finalmente há fumo branco: o jantar de curso irá ter lugar no próximo dia 22 de Novembro, no restaurante Solar do Verde Gaio (na estrada de Viseu para o Sátão, perto de Mundão). Para quem não souber onde é, veja a localização no site do restaurante:
http://www.solardoverdegaio.pt/
A concentração terá lugar pelas 19h30m.

A ementa consta do seguinte:

  • Pão do forno, Broa de milho, Pão de Frutos Secos, Croquetes, Rissóis, Bolinhos de Bacalhau, Melão com Presunto, Azeitonas temperadas e Manteiga.
  • ou Rodízio à Brasileira
    ou Arroz de Tamboril com Gambas
    ou Lombinhos de Pescada com Molho de Marisco.
  • Buffet de Sobremesas com Doces e Frutas
  • Águas, Refrigerantes e Cerveja
  • Vinho Branco e Tinto Dão
  • Café

    Preço por adulto: 20 €

    Crianças até aos 10 anos: 10 €

Ficaremos numa sala individual. Depois do jantar, cada um terá acesso ao Salão de Dança mediante um cartão branco (não é obrigatório consumir, mas só pagam o que consumirem).

Deverão confirmar a vossa presença e a escolha do prato principal junto da Regina, Aldina ou AM Rebelo até ao dia 17 de Novembro.

Ainda poderá haver algumas surpresas que, por enquanto, não iremos revelar...

Petróleo mais barato, combustíveis mais caros

O petróleo está em queda com o abrandamento da economia mundial.
O barril do petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi negociado, no final da semana passada, a US$ 47,73, que é o mínimo histórico do barril da Opep desde que, no dia 16 de junho de 2005, o cartel colocou em circulação o novo barril formado por 11 tipos de petróleo, que substituía o que estava em vigor desde 1987.
Em Londres, mercado que serve de referência às importações nacionais, o barril de Brent chegou aos 52 dólares. É preciso recuar a Março de 2005 para encontrarmos valores idênticos. Nessa altura, a Galp subiu o preço do gasóleo de 0,829 euros para 0,849 euros (vd. http://dn.sapo.pt/2005/03/04/negocios/crude_bate_recorde_ameaca_ruptura_of.html) e já se achava que o preço estava sobrevalorizado.
Por outras palavras, estamos a pagar actualmente cerca de 30 cêntimos por litro a mais do que devíamos (não contando com a sobrevalorização dos preços de 2005)!!!
Quando é que o governo põe ordem no cartel das gasolineiras?
Quando é que a Comissão Europeia põe ordem no governo?

Senhora ministra da educação, com respeito, mas com firmeza

O texto do ex-professor da ministra encontra-se disponível no jornal A Página da Educação, onde foi publicado pela primeira vez justamente no dia 8 de Março:
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=5994

Aqui vai o texto integral:

Minha querida Maria de Lurdes Rodrigues, Ainda lembro esses dias em que foi minha discente em Antropologia. Bem sei que é Socióloga e que entende da interacção entre os membros de uma mesma cultura, ou, pelo menos, isso foi o que eu ensinei a si e aos seus colegas nos anos 90 do Século passado, nesses dias em que o meu português tinha esse sotaque que aparece nas cinco línguas que estou obrigado a falar e que a Maria de Lurdes muito bem entendia e ajudava a corrigir para eu aprender mais. Ainda lembro a alegria das nossas conversas extracurriculares, no corredor do nosso ISCTE ou no meu Gabinete, ao me referir à sua dedicação adequada e conveniente, para o estudo das suas outras matérias. Mais ainda, os comentários, do meu grupo de colaboradores de Cátedra que comigo ensinavam, hoje todos doutores como a Maria de Lurdes, e os comentários dos meus colegas Sociólogos em outra matérias. Especialmente, os do meu grande amigo João Freire, que orientou a sua tese. Se bem me recordo, connosco teve um alto valor como resultado dos seus estudos. Se bem me recordo, era do curso da noite no meu Departamento e na nossa Licenciatura. Por outras palavras, estudava, trabalhava para ganhar a vida e tomar conta da sua família. Por outras palavras também, era uma estudante trabalhadora e uma Senhora devota e dedicada ao lar, como muitos dos seus colegas masculinos e femininos. A minha querida Maria de Lurdes aprendeu comigo e outros da minha Cátedra, de que o tempo era curto, temido e não dava para tudo. Reuniões, falta de livros na Biblioteca para estudar e investigar, o difícil que era entender a, por mim denominada, mente cultural dos estudantes e a dos seus pais, o inenarrável suplício de saber o que pensavam e os parâmetros que orientavam essas mentes. Não esqueço as suas queixas sobre os pedidos do Ministério da Educação que pesavam uma tonelada ideológica e estrutural, na organização dos trabalhos dos docentes primários e secundários, que nem tempo tinham para entender a mente cultural dos seus discípulos ao serem mudados todos os anos para outras escolas. O nosso convívio era aberto e directo. Estou feliz por isso. Aliás, feliz, porque pensava em silêncio: "cá temos uma futura grande educadora". Apenas que, enveredou para a engenharia da interacção social, ao estudar com o meu querido amigo João Freire. E o problema nasceu. Os professores primários e secundários devem preparar as sua lições, como Maria de Lurdes sabe, especialmente os do ensino especial ou inclusivo, que trata de estudantes com problemas de aprendizagem e precisam trabalhar desde as 8 da manhã até por vezes às 9 da noite. Esse ensino inclusivo de João de Deus, da Subsecretária de Estado, Ana Maria Toscano de Bénard da Costa, da sua colega no saber e no posicionamento partidário do Ministério da Educação, a minha grande amiga Ana Benavente, ou do meu outro grande amigo, o seu colega ideológico e no cargo de Ministro da Educação em 2000, Augusto Santos Silva, que nos foi "roubado" ao passar para a vida política.
Lembro-me, ainda, como simpatizava com a minha luta de Socialista de Allende, por outras palavras, Socialista orientado pelas ideias históricas de Marx, tal e qual Durkheim e Mauss, mencheviques, colaboradores de Lenin para derrubar o regime injusto e arbitrário dos Romanoff, como demostro no meu livro de 2007, da Afrontamento: A Dádiva, essa grande mentira social, do qual lhe enviarei uma cópia, escrito calmamente, para comentar o que comentava consigo como minha discente, os atropelos dos Czares serem semelhantes ao do ditador do Chile, quem entregara as escolas às juntas de freguesia, denominadas municípios, e obrigava a relatórios semanais para controlar a docência do Chile e assim obter o prometido: "nem uma folha mexe no Chile sem o meu consentimento". Ainda lembro os seus comentários horrorizados: "Senhor professor, é mesmo assim? Que horror. Os professores já sabem, para quê avaliá-los mais, e obrigar a reestudar o que já é sabido nos seus tempos para a família, preparação de aulas e merecido descanso".
A Maria de Lurdes esqueceu acrescentar, nessas as nossas conversas, que os docentes eram avaliados pela educação que recebiam os seus filhos. Mas, como boa engenheira da sociedade, entendia que os sindicatos deviam protestar quando o poder ultrapassa o afazer, já imenso e pesado, dos docentes, especialmente, do ensino especial e inclusivo, e os de classe social. Maria de Lurdes, tenho estado interessado, como etnopsicólogo, nas recentes notícias sobre a Educação em Portugal. Foi preciso adiar a entrega de teses dos meus mestrantes, para não cair na armadilha de uma especial ditadura, pura e dura, como no Chile de Pinochet. De certeza, deve haver um engano em certos sítios.
Maria de Lurdes, se a pessoa Ministro da Educação sabe que é preciso entender essa mente cultural de estudantes e os seus pais, sabe também como um dado adquirido, que esse facto acontece apenas pela necessidade de se prepararem os docentes para ensinar.
Como educador, conheço bem essa preparação, tal e qual a Engenheira Social, especialidade que a louva, sabe que já está tudo preparado faz tempo, para a divisão do trabalho, sem acrescentar mais deveres aos docentes primários e secundários, que vivem em sessões que atrasam e arrasam a sua preparação de lições, hostiliza aos sindicatos e, além do mais, importamos desde o Chile esse modelo puro e duro já referido, da morta ditadura. Ou, reabilitamos a nossa em Portugal e tiramos os cravos das espingardas do 25 de Abril.
Com carinho, com respeito, mas com firme persistência, do seu velho Professor, a se restabelecer de uma doença que mata rapidamente, especialmente se não falamos pelos nossos.
Os meus parabéns. Foi-nos roubada, como Presidenta do nosso ictesiano Conselho Científico, para entrarmos todos em sarilhos muito disputados, que causam esta conversa nossa de corredor, desta vez, em formato de papel, uma carta para si, escrita com carinho, mas com firmeza em prol dos professores portugueses. Abraço querido e, como era habitual, um beijinho para si!, do seu recuperado velho professor.
Professor Doutor Raúl Iturra
Catedrático de Antropologia sempre no activo, membro do Centro de Estudos em Antropologia Social, CEAS/ISCTE, Membro de Honra do CNRS, Paris, Professor Visitante do Collége de France e Membro do Senado da Universidade de Cambridge.
8 de Março de 2008, denominado Dia Internacional da Mulher
lautaro@netcabo.ptVV
Nota: A ideia e o texto são da minha responsabilidade e de mais ninguém. Ana Paula Viera da Silva apenas fixou o Português deste texto irónico e destemido.
Jornal A Página da Educação , ano 17, nº 177, Abril 2008, p. 40.

Curriculum vitae da ministra e chilenices

Já que falamos do curriculum vitae da ministra, relembramos aqui o que já se encontra em vários blogues e já circulou em tempos por e-mail, numa notícia publicada por ILÍDIO TRINDADE (onde?):
Interessante é ver como, em Portugal, um Professor que NUNCA FOI AVALIADO chega ao topo da Carreira Docente (Ministra da Educação!) e se põe a disparar em todos os sentidos contra os Professores-não-avaliados.
Vejamos, a Drª Maria de Lurdes tirou o antigo 5º (actual 9º) ano e ingressou no Magistério Primário (naquele tempo eram dois anos de curso). Deu aulas na Primária até se inscrever no ISCTE (com o 5ºano + 2 anos de Magistério Primário!).
Ao fim de 5 (CINCO) anos de estudos em curso nocturno, saiu com um DOUTORAMENTO que lhe permitiu dar aulas(?!) no ISCTE, por acaso onde o sr. engenheiro fez a pós-graduação (mestrado?) a seguir à 'licenciatura' da Universidade Independente.Digam lá que não lhe deu um certo jeito nunca ser PROFESSORA AVALIADA!
Do outro lado da barricada, também era CONTRA a avaliação dos Professores, não era Drª Maria de Lurdes? Pelo menos o seu ex-Professor Iturra diz que sim (reveja aqui)... e ainda nenhum ex-aluno veio aqui para os fóruns gabar-lhe os dotes docentes! Não teremos mesmo melhor? Os professores poderão lidar com os alunos como a Srª lida com os professores? Exigir-lhes tudo, ensinando pouco e com tão parco exemplo?

Vejam as incongruências reveladas pelo seu antigo professor chileno Raul Iturra (terá começado aí a obsessão chilena?).

A mula da cooperativa...

Por falar em "burro"cracia, há uma informação que não consta do curriculum da ministra Maria de Lurdes Rodrigues e que só muito pouca gente conhece. A verdade é que a senhora ministra nasceu na aldeia de Vale de la mula, uma aldeia raiana, perto de Almeida cujo nome foi aportuguesado há alguns anos para Vale da mula (em criança, eu ia muitas vezes a Almofala, terra de minha mãe, e sempre ouvia falar de Vale de la mula, aldeia portuguesa com nome castelhano).
Porque será que o nome da terra natal da ministra não consta de qualquer documento oficial?
Porque a verdade, além de irónica, é muitas vezes gritante...
Perdoem-me os habitantes de Vale de la mula, que não têm culpa de uma ou outra mula que por lá costumava nascer.

Burrocracia no ensino

Vejam este artigo de opinião de Santana Castilho que saiu no Público da passada quinta-feira e que podem ler clicando sobre a imagem:

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Surpresa

Caríssimos amigos,
A surpresa que tínhamos reservado para vós pode já ser revelada:
os Doutores Seabra Pereira e Cerejeira dar-nos-ão o prazer de estar connosco no jantar do dia 22 de Novembro. A sua presença está assegurada.
Aguardamos agora a confirmação da vossa presença (não se esqueçam de indicar o prato e o número de pessoas!).

Manifesto

MANIFESTO ANTI-DANTAS DE LURDES

Adaptação do Manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros, poeta d'Orpheu, futurista e tudo..

MANIFESTO ANTI-MARIA DE LURDES

Basta pum basta!!!

Uma geração que consente deixar-se dominar por uma Maria de Lurdes é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

Abaixo a geração Maria de Lurdes!

Corram com a Maria de Lurdes, corram! Pim!

Uma geração com uma Maria de Lurdes a cavalo é um burro impotente!

Uma geração com uma Maria de Lurdes ao leme é uma canoa em seco!

A Maria de Lurdes é meio demagoga!

A Maria de Lurdes é demagoga inteira!

A Maria de Lurdes saberá de sociologia, saberá estatística, saberá escrever sobre o estatuto dos engenheiros, saberá transformar uma anarquista numa ditadorazeca do terceiro mundo, saberá de tudo menos de educação que é a única coisa que se esperaria que ela soubesse!

A Maria de Lurdes pesca tanto de pedagogia que erigiu em fim principal da escola a ocupação dos tempos livres dos alunos ociosos, que transformou os professores em principal inimigo do Governo, que quis pôr o País inteiro contra os professores!

A Maria de Lurdes é uma habilidosa!

A Maria de Lurdes tem um trauma de infância contra os professores!

A Maria de Lurdes que foi professora primária esconde esta 'mácula' na sua biografia oficial. Sente vergonha de ter sido professora como quem tem vergonha da própria mãe. É uma vergonha!

A Maria de Lurdes transformou a pedagogia em demagogia!

A Maria de Lurdes manipula, tergiversa, mente e tenta colocar as escolas ao serviço dos interesses partidários!

A Maria de Lurdes quer destruir a escola pública!

Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

A Maria de Lurdes fez um Estatuto da Carreira Docente que só poderia ter sido feito no Chile de Pinochet de onde o seu mestre anarquista, João Freire, o copiou mal e porcamente!

E a Maria de Lurdes teve claque! E a Maria de Lurdes teve palmas! E a Maria de Lurdes agradeceu!

A Maria de Lurdes é uma vergonha!

Não é preciso ir prá 5 de Outubro pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta extrorquir aos professores os seus direitos como a Maria de Lurdes faz! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem pedagógicos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões do eduques, com as alucinações de um alumbrado como Valter Lemos! Basta usar o tal sorrisinho cínico, basta fazer aparência de muito delicada, e usar olhos meigos para os jornalistas! Basta ser Judas! Basta ser Maria de Lurdes!

Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

A Maria de Lurdes nasceu para provar que nem todos os que governam sabem governar!

A Maria de Lurdes é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair..., bastando ter lido os textos alucinados daquela espécie de Menino do Lapedo fóssil que é Valter Lemos. Mas é preciso deitar mentiras, estatísticas manipuladas, dinheiro, prémios, livros e computadores para comprar os votos aos pais!

A Maria de Lurdes é uma doentia perturbação dela-própria!

A Maria de Lurdes em génio nem chega a pólvora seca e em competência é pim-pam-pum.

A Maria de Lurdes em poses eróticas no jornal Expresso é horrorosa!

A Maria de Lurdes tresanda a mentira e a demagogia!

Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

A Maria de Lurdes é o escárnio da consciência!

Se a Maria de Lurdes é portuguesa eu quero ser do Chile, do país de onde importaram o Estatuto da Carreira Docente!

A Maria de Lurdes é a vergonha da intelectualidade portuguesa!

A Maria de Lurdes é a meta da decadência mental!

E ainda há uns propagandistas na comunicação social que não coram quando dizem admirar a Maria de Lurdes, quais Vitais Moreiras e outras lavadeiras das imundices da socratinada!

E ainda há quem lhe estenda a mão!

E quem lhe lave a imagem com campanhas de propaganda!

E quem tenha dó da Maria de Lurdes, imputando as culpas deste desastre ao inenarrável Valter Lemos!

E ainda há quem duvide que a Maria de Lurdes não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

Continue a senhora Maria de Lurdes a governar assim que o País há-de ganhar muito com destruição das escolas públicas e há-de ver que ainda apanha uma estátua de cera no Museu dos Horrores e um monumento erecto por subscrição pública dos espanhóis que finalmente ao fim de oito séculos conseguirão destruir Portugal, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr.ª Maria de Lurdes, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta Maria de Lurdes' e pasta Maria de Lurdes prós dentes, e graxa Maria de Lurdes prás botas e Niveína Maria de Lurdes,
e comprimidos Maria de Lurdes, e autoclismos Maria de Lurdes e Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes... E limonadas Maria de Lurdes-Magnésia.

E fique sabendo a Maria de Lurdes que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é a Maria de Lurdes que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.

E fique sabendo a Maria de Lurdes que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

Mas julgais que nisto se resume a pedagogia portuguesa? Não Mil vezes não!

Temos, além disto o Secretário de Estado Valter Lemos, outro iluminado vítima da Síndrome de Legiferação Compulsiva que, como ela, esquecendo a sua formação docente, vive obcecado em perseguir os professores e em transformar os alunos num bando de ignorantes e insubordinados.
E há ainda a Directora Regional de Educação do Norte que, encarnado o espírito ditatorial de um engenheiro que não o é, se deleita a punir delitos de opinião e que proclamou ao mundo o direito inalienável dos alunos ao sucesso, mesmo que não saibam ler nem escrever nem contar. E há ainda o Director do GAVE especialista em fabricar exames nacionais para atrasados mentais, para mostrar ao mundo a grande sabedoria dos alunos portugueses.

Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos!
Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Corram com a Maria de Lurdes, depressa, corram com ela! Pim!

Adaptado de José de Almada Negreiros
Poeta d'Orpheu
Futurista E Tudo
1915 (2008)

por um singelo Amante da Pátria Portuguesa indignado com a corja de bandidos e de incompetentes dirigidos pelo maior especialista em falsos diplomas que a história lusíada produziu..., seja o dele próprio sejam os das Novas Oportunidades que ele distribui a esmo, transformando milagrosamente ignorantes em letrados, cabulões em engenheiros de obras feitas, nulidades em políticos do mais alto coturno maquiavélico, cavalidades em sábios ministros e secretários de estado...