sexta-feira, 4 de abril de 2008

A Cilada Suicida-avaliação de professores-DIVULGUEM

MUITO IMPORTANTE! TENHAM CONSCIÊNCIA OS CP DA RATOEIRA EM QUE VÃO CAIR E EM QUE VÃO FAZER CAIR OS AVALIANDOS! HAJA CORAGEM E CLARIVIDÊNCIA!

A Cilada Suicida

1. Os conselhos pedagógicos vão ter de aprovar instrumentos de registo de avaliação, supõe-se agora que num prazo mais dilatado.

2. Os instrumentos de registo mais relevantes são os referentes à observação de aulas.

3. Há, basicamente, quatro parâmetros para observar e avaliar - planificação, realização, relação pedagógica e avaliação e, no mínimo, 4 critérios para cada um (podendo a escola escolher um quinto), num total de 16 ou 20 critérios.

4. Se a opção for - no caso da observação de aulas - seguir esta referência e adoptar para cada critério uma escala de diferencial semântico de 4 (ou 5 níveis) terá o dito conselho de aprovar a descrição do desempenho correspondente a cada um dos níveis, num total de 80 ou 100 descrições.

5. Nesta conformidade, o observador terá de realizar entre 80 a 100 operações cognitivas, ponderando, julgando, avaliando qual o nível a atribuir.

6. Dada esta estruturação, há o risco óbvio das escolas aprovarem instrumentos de registo que vão fazer um retrato medíocre da grande maioria dos professores. Só os professores intensamente idealizados que só existem na ficção é poderão ver-se num espelho do muito bom.

7. O efeito desta cilada parece-me óbvio: os professores vão elaborar os espelhos que lhes vão dizer que são medíocres. O que não é verdade. O que é injusto. Porque há muito mais profissionalidade para além das grelhas e dos descritores. (aliás Gimeno Sacristan já há mais de vinte anos denunciava esta ilusão objectivista de tudo querer medir e controlar; e a própria pedagogia por objectivos que tem mais de 30 anos revelou-se limitada e empobrecedora).

8. E isto - grau máximo do cinismo - pode ser feito pelos próprios professores e seus órgãos pedagógicos.

9. Se cairmos nesta cilada, a destruição da auto-imagem estará assegurada e o êxodo e o burnout crescerão numa escala nunca vista.

José Matias Alves

_______________________________

Mais uma acha para a fogueira... Esclarecimento: Matias Alves é um "CRAQUE" da DREN; até ele!!!

Sem comentários: