Quando o preço do brent atingiu os 105 dólares em finais de Março passado (no início de Março é que estava aos 103 dólares de hoje, mas não tenho preços de referência para os combustíveis nessa altura), o gasóleo custava 1,25 euros, ou seja 6 cêntimos mais barato do que os 1,309 que a Galp agora nos apresenta. Baixou 2 cêntimos, ainda assim fica a ganhar e lança areia para os olhos dos Portugueses. Se houvesse boa fé, tinha baixado 8 cêntimos. E não é o câmbio do dólar que nos convence, pois, se o dólar barato ou o euro caro fossem argumentos, o preço do combustível não teria subido ao longo deste ano em que o dólar se foi afundando relativamente ao euro. Se, na altura, o elevado valor do euro não foi argumento para não se aumentar o combustível, também a desvalorização do mesmo não devia ser agora argumento para não se baixar mais o preço dos combustíveis.
É por isso que deixei de abastecer na Galp, Repsol, Cepsa e BP...
Há muita informação na internet que confirma o que eu digo:
http://www.energy.eu/
http://www.iade.pt/unidcom/pdf/analise_mai082.pdf
http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_m.htm
http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/xls/pet_pri_spt_s1_m.xls
e sobretudo
http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/hist/rbrtem.htm
Vejam bem a diferença de preços da energia (electricidade e gás incluídos) entre os países da UE em http://www.energy.eu/
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Há 2 anos
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