… Aos Encarregados de Educação,
… Aos Pais dos alunos,
… Aos Verdadeiros Cidadãos,
… Aos Alunos,
…Aos professores,
…Também aos bons políticos.
Para que todos saibam o que se passa em qualquer escola ao pé deles…
Para que saibam que a Ministra da Educação (?), mente (ontem dia 8 de Novembro afirmou a todos os órgão de comunicação social que os professores só têm que preencher uma folha…) e é desonesta (também disse no mesmo dia que os professores não querem ser avaliados).
Queremos que conheçam as novas tarefas que os professores dos vossos filhos têm agora para desempenhar e para dividir com o tempo que antes servia só para o exercício da função docente (antes deste modelo de avaliação a nossa atenção centrava-se naquela que era nossa primeira e fundamental missão: ensinar, preocupava-nos prioritariamente com quem devíamos: os nossos alunos).
Agora, os docentes que são avaliadores terão que preencher por cada docente avaliado: 20 parâmetros diferentes na ficha do Ministério, preencher 20 itens diferentes nas grelhas desdobradas, preencher 36 indicadores na ficha de observação documental, preencher 28 indicadores na ficha de observação de cada aula faça-se notar que é obrigatório observar 3 aulas, o que faz na totalidade 84 indicadores. Terão no total de preencher 160 informações (indicadores, itens e parâmetros) para cada docente se houver 12 docentes para avaliar terão que preencher no final: 1920 informações. Terão também que preencher 1 ficha de observação naturalista por cada aula (é obrigatório observar 3 aulas), preencher 3 fichas de pré observação e preencher 3 fichas de pós observação. Terão, no total, de preencher por cada docente 9 fichas. Se avaliarem 12 docentes, terão que preencher 108 fichas. Terão que analisar a ficha de autoavaliação (documento reflexivo) de cada docente e se avaliarem 12 docentes, terão que analisar 12 documentos. Terão também que confirmar as evidências no portefólio (dezenas de documentos) elaborado por cada professor.
O Conselho Executivo que também efectuará a avaliação dos 133 docentes do agrupamento, terá que preencher 18 itens e 18 indicadores por cada docente. Terão no total, que preencher 36 informações por cada professor, o que perfaz no final 4788 informações. Assim se concluirá que cada docente é avaliado na totalidade em 140 informações (parâmetros, itens e indicadores).
Todos os professores serão avaliados, incluindo os avaliadores que terão que organizar ou preencher documentos relacionados com o desempenho de cargos; mapas/calendarização de aulas assistidas, reuniões/datas, aulas substituídas, faltas, (…); ficha de objectivos individuais (Art.º 9 Decreto Regulamentar n.º 2/2008); planificações a longo, médio e curto prazo; planificação da intervenção nos Projectos Curriculares de Turma das suas turmas; material seleccionado ou produzido pelo docente para as aulas; documentos de planificação referentes a alunos com necessidades educativas especiais ou com planos de recuperação; reflexões escritas (descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente, a articulação com o programa, a didáctica da área disciplinar e os contextos); reflexões escritas (com descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente a adequação aos conteúdos e articulação com conhecimentos anteriores dos alunos; a relevância, a sequencialidade e a transferabilidade das aprendizagens); reflexões escritas (com descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente em relação ao valor formativo dos recursos de ensino-aprendizagem); reflexões escritas (descrição sucinta das razões / implicações das opções metodológicas, designadamente o valor formativo da experimentação pedagógica no contexto de situações relevantes); informações relativas ao cumprimento do programa; Informações relativas à participação nos Projectos Curriculares de Turma das suas turmas; ficha (s) de observação de aula (s) pelo avaliador; materiais pedagógicos elaborados pelo docente e utilizados/concretizados pelos alunos; grelhas de observação de aulas (auto-observação, observação interpares, observação departamental); participação em iniciativas / experiências inovadoras; reflexões pontuais ou sistemáticas, listas de verificação da aprendizagem, respostas a questionários, entrevistas; relatos de experiências e ocorrências; outros documentos (opiniões de pais/encarregados de educação, apreciações dos pares); instrumentos de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa (grelhas de observação; listas de ocorrências; fichas diagnósticas, formativas e sumativas, grelhas de auto e hetero-avaliação dos alunos); reflexões pontuais ou sistemáticas, relatos de experiências, análise de informação (por ex., da avaliação formativa); exemplos significativos de trabalhos dos alunos; outros elementos de avaliação utilizadas pelo docente em consonância com os critérios de avaliação das áreas disciplinares leccionadas; relatórios descritivos sobre Planos de Recuperação e Planos de Acompanhamento elaborados e medidas relativas ao abandono escolar; reflexão sobre os resultados escolares obtidos pelos alunos/turmas; medidas relativas ao abandono escolar; listagem das actividades do Plano Anual de Actividades em que o docente participou; propostas, relatórios e outros materiais produzidos pelo docente, quer individualmente, quer em parceria; listagem de projectos de actividades em que o docente participou e que não se encontravam inscritos no Plano Anual de Actividades; projecto / actividade, relatório e materiais elaborados pelo docente individualmente ou em colaboração com outros docentes; descrição dos projectos a realizar; certificados de participação ou outra documentação que ateste o papel do docente no projecto; documentação de participação em iniciativas inovadoras; frequência e ou avaliação em acções de formação creditadas na sua área de docência; frequência e ou avaliação em acções de formação acreditadas em áreas prioritárias relativamente ao Projecto Educativo do Agrupamento; frequência em acções de formação acreditadas relativas aos cargos / funções que exerça; ficha de Auto Avaliação; (…).
Por isto dizemos que queremos em primeiro lugar, ensinar (para tal é preciso também tempo) e depois sim, exigimos ser avaliados, repito: queremos em primeiro lugar, ensinar e depois sim exigimos ser avaliados, sim, avaliados! AVALIADOS!
Area Code of World
Há 2 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário