Ramiro Marque já desmascarou a palhaçada ensaiada a que assistimos hoje na comunicação social. Afinal o famoso Relatório "Política Educativa no 1º CEB (2005/08)" não é da OCDE. É desenvolvido por um grupo de peritos "liderado por Peter Matthews" e segue os critérios ("metodologia e abordagem") da OCDE. E foi solicitado pelo ME, que, para abonar a credibilidade, assegura que foi elaborado por uma equipa de peritos internacionais de independentes, encomendado e pago pelo Ministério da Educação.
Um dos autores do relatório é Alexandre Ventura: professor da Universidade de Aveiro e Presidente do CCAP. O documento é um simples relatório: não é uma investigação. Para além da equipa ter reunido com os dois secretários de estado, dirigentes da IGE, os coordenadores nacionais dos planos da formação de professores de Matemática, Português e Ciências, teve também encontros com os dirigentes de 3 associações de professores (pré-escolar, inglês e educação física), com 10 coordenadores de escolas do 1º CEB, com 4 especialistas de educação (João Formosinho, Isabel Alçada, Lucília Salgado e Rosa Martins, todos habitualmente favoráveis à política educativa do Governo), os directores regionais da educação, os directores dos serviços centrais do ME, 5 membros do conselho de escolas (Álvaro Santos incluído), 3 dirigentes da CONFAP (Albino incluído), 7 presidentes de câmaras municipais, 3 membros do Conselho Nacional da Educação e 4 membros de sindicatos de professores (2 da FNE e 2 da FENPROF). No relatório, é dito que houve visitas a algumas escolas e conversas com pais e professores. E é tudo. Não há dados provenientes de provas externas e nada no relatório permite estabelecer uma relação de causa e efeito entre as medidas tomadas pelo Governo e qualquer hipotética melhoria dos resultados escolares ou da qualidade das aprendizagens. Não há nenhuma amostra aleatória ou representativa. In Ramiro Marques (http://www.profblog.org/)
Pudera, a reunir com este tipo de pessoas era de prever que o relatório fosse parcial e se ficasse por apenas um dos pontos de vista.!
Trata-se de mais uma manobra de PROPAGANDA orquestrada e ensaiada descaradamente por este governo sem escrúpulos. AO QUE SÓCRATES CHEGOU. QUE TEATRO!!! BATEU NO FUNDO MESMO!
PS: Já agora, quanto custou o estudo? Os astronómicos honorários com que a Ministra da Educação brindou o irmão do Paulo Pedroso, para fazer duas vezes o mesmo trabalho (cf. http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/186261 e http://coisoblog.blogspot.com/2009/01/mais-uma-irmo-de-paulo-pedroso-papa.html)?
Area Code of World
Há 3 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário