quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Medina Carreira arrasa toda a política económica e fiscal de Sócrates

Hoje, Sócrates começou já a justificar o fracasso das suas políticas com a crise internacional. Há cerca de duas semanas, na SIC Notícias, Medina Carreira, fiscalista e antigo Ministro das Finanças, desmacara e arrasa Sócrates.
Eis algumas das declarações bombásticas, que, curiosamente, nunca foram desmentidas pelo governo:
«Em 2009 estaremos pior do que em 2005».
«Portugal tem a carga fiscal insustentável de 38% do PIB, que é igual à da Alemanha, superior à da Grã-Bretanha e à da Espanha».
«Não tentem embebedar as pessoas com a conversa da maldita crise internacional, porque quando a crise passar lá fora, passa cá dentro, mas quando passar cá, nós ficamos pobrezinhos como estamos, em decadência permanente»
«As receitas do turismo, que são as grandes receitas do País, não dão para pagar os juros do que devemos ao exterior.[...] Nos últimos três anos, Portugal tem um endividamento diário de 48 milhões de euros. Por hora, Portugal endivida-se em 2 milhões de Euros
«A nossa dívida externa era, em 2007, de 440 mil milhões de euros: são cerca de 250% do PIB. Devemos 2,5 vezes o que produzimos durante um ano! Agora já deve ir em mais de 500.000.000.000 de euros. Essa é a dívida externa. Os nossos filhos é que irão pagar esta dívida».
«Eu tenho dúvidas sobre tudo, porque nós vivemos da notícia; não vivemos da realidade. Por onde o PM vá, há espectáculos montados. Não acredito em nada e os Portugueses têm razões para não acreditar: há muitas coisas que foram anunciadas e não são feitas».
«Este governo chegou ao poder para não aumentar os impostos e 15 dias depois fez galopar os impostos. Nada é para levar a sério».
«Quanto aos apoios anunciados, esta ideia de que se põe o dinheiro a circular e faz enriquecer o país é uma verdadeira patetice».
«Os partidos políticos não cumprem as leis que eles próprios criam, prometem o que sabem que não cumprirão, sugerem modelos de desenvolvimento sem qualquer fundamento sério, criticam na oposição o que fazem no Governo e desculpam-se neste do desconhecimento daquilo que é indesculpável não conhecer.»
«Quem vier na próxima legislatura vai encontrar um país pior, porque esta legislatura não consertou nada».

Além disso fala da educação, da escola inclusiva, etc.
«Como os alunos não precisam de fazer exame, não precisam de estudar. Se, diante dos alunos, estivessem só professores catedráticos, os alunos aprenderiam exactamente a mesma coisa».
«Sou anti-Magalhães, que é uma fantochada».
«O grande professor não está para aturar aquilo».
«Não levo a sério os exames que este Ministério faz. Devem ser elaborados por entidades independentes, externas ao Ministério».
Vejam o que ele diz, depois, da (in)disciplina na escola e do que ele próprio já teve ocasião de dizer à Ministra. 5 dias antes do Mário Soares falar no assunto, já Medina Carreira alertou para os perigos de as nossas condições serem idênticas às dos Gregos e de os mesmos desacatos se poderem repetir aqui em Portugal.
«Os Portugueses estão a acumular irritações».

Não percam a entrevista na íntegra em
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId=%7BFAC8D8E5-0EDB-45B5-BB20-8F332BE338DC%7D

Sem comentários: