quinta-feira, 3 de abril de 2008

O QUE EM MÉDIA UM PROFESSOR DO 2.º OU 3.º CICLO FAZ DURANTE UM ANO LECTIVO

Com base no meu "estudo" pessoal:_Lurdes Paraíso

Lecciono 6 turmas em Educação Visual, no total de 117 alunos.
Lecciono 1 turma em Formação Cívica, de 19 alunos.
Lecciono 1 turma em Área Projecto, de 23 alunos.
Lecciono Aulas de Complemento Curricular no 1.º ciclo, no Clube de Artes, do 1.º ao 4.º ano, no total de 21 alunos.
Lecciono o Clube de Jornalismo, no total de 13 alunos.

Logo trabalho em contextos específicos com 193 alunos.

A

Documentação/papeis criados, preenchidos e tratados:

1- Início do ano: Planificações (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); Critérios de Avaliação/correcção (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); discriminação de competências a atingir (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); articulações interdisciplinares (1 pág. por turma = total de 6 págs.); (...) são fotocopiadas: 1 exemplar para o dossier de Directores de Turma, no Plano Curricular de Turma, 1 ex. para o Conselho Executivo, anexo à acta, 1 ex. para os nossos registos pessoais, 1 ex. para o dossier de Departamento ..., logo, um total de 36 páginas (120 fotocópias).
Se temos alunos com "NEE", serão mais 4 páginas de documentação, fotocopiadas em triplicado, logo 12 págs.
Ficam de fora, testes diagnósticos (117 fotocópias e 6 relatórios = 6 págs.).

2- a meio de cada período (Avaliações Intercalares): registo de avaliações intercalares (1 pág. por turma/disciplina = total de 8 págs.) (...)
Logo: 3 períodos, num ano lectivo = total de 24 págs..

3- Final de período: fichas de avaliação (1 pág. por aluno = total de 193 págs. fotocopiadas em duplicado); ficha de avaliação de Formação Cívica, Área Projecto, Clube de Jornalismo, Educação para a saúde, Clube de Artes (1.º ciclo) (1 pág. por disciplina/área = total de 5 págs.)
Logo: um total de 198 págs. (394 fotocópias).
Logo, com 3 períodos lectivos, equivale a um total de 594 págs. (1182 fotocópias).

4- Sou Directora de Turma: início do ano: Plano Curricular de Turma (25 págs., fotocopias: 1 ex. para dossier de Direcção de Turma, 1 ex. para o Conselho Executivo); Planos de Recuperação (este ano tive 6 alunos cada um com um plano de 4 págs., logo 24 págs., fotocopiadas em duplicado); registo de faltas (10 disciplinas, registadas em fichas e depois no sistema informático); preenchimento das fichas de avaliação (total de 19 páginas); (...)
Logo: um total de 78 págs. (98 fotocópias).

5- No último período, ainda relatórios de avaliação: para Formação Cívica (1 pág.); para Área Projecto (1 pág.); para Clube de jornalismo (1 pág.); como Directora de turma: para avaliação da turma (2 págs.); para Planos de Acompanhamento (1 pág.); para Retenção (1 pág. por aluno, depende das retenções); para Retenção Repetida (3 pág. por aluno, depende das retenções repetidas); para Planos de Recuperação (1 pág. por aluno, vou fazer 6, porque tenho 6 alunos em Planos = 6 págs.); para Director de Turma, sobre o meu trabalho desenvolvido (média 3 págs.); para o Clube (1 pág.); para o 1.º Ciclo (1 pág.); (...)
Logo: um total, no mínimo, de 22 págs. (44 fotocópias)

Como compreenderá, deve estar a escapar-me alguma coisa, ou haver aqui alguma margem de erro.

Em resumo (ao longo dum ano lectivo):

a)Trabalho com... 193 alunos
b)Posso criar, analisar, preencher, ("passam-me pelas mãos") ... 758 páginas (papel)
c)Estão envolvidos aproximadamente... 1 456 fotocópias/PB
d)
Faço em média... 17 367 registos (mão livre/informatizados) em documentos oficiais (explico a seguir)
Nas fichas de avaliação dos alunos (1 por aluno = 193 alunos) são registados dados (cruzes, abreviaturas de menções qualitativas, etc.):
Educação Visual 7 dados/aluno x 117 alunos x 6 turmas x 3 períodos = 14742 registos;
Formação Cívica 7 dados/aluno x 19 alunos x 3 períodos = 399 registos;
Área Projecto _5 dados/aluno x 23 alunos x 3 períodos = 345 registos;
Como Directora de Turma (preencher dados como: nome, números, faltas, cruzes de avaliação global, cruzes de recomendações ao encarregado de educação) = aproximadamente: 33 dados/aluno x 19 alunos x 3 períodos = 1881 registos

e) Somando os registos oficiais com os pessoais (alínea a + e), dá... 30 003 registos totais (explico a seguir)
Se considerar os dados que manipulo antes de os introduzir nos documentos oficiais, então será só na disciplina de Educação Visual, o seguinte:
3 Trabalhos (média) por período x 12 registos (12 critérios de avaliação/correcção em Excel) x 3 períodos x 117 alunos (em Educação Visual) = 12636 registos pessoais
B

Reuniões ao longo do ano lectivo: 91 reuniões

a) Conselhos de Turma:

1 Setembro + 1 início ano lectivo (após as aulas começarem) + 1 fins de Setembro
+ 1 Intercalar do 1.º período + 1 final do 1.º período (avaliação) + 1 intercalar do 2.º período + 1 final do 2.º período (avaliação) + 1 intercalar do 3.º período + 1 final do 3.º período (avaliação) x 6 turmas = total de 54 reuniões

b) Encarregados de Educação, porque sou também Directora de Turma:

1 Início aulas + fim 1.º período + fim 2.º período + fim do 3.º período x 1 turma = total de 4 reuniões

(fora as reuniões que vou tendo com Encarregados de Educação nas horas de atendimento e a título individual)

c) Outras reuniões:

Reunião Geral (2 reuniões/ano) + Conselho de Directores de Turma (10 reuniões/ano) + Áreas Curriculares não Disciplinares (3 reuniões/ano) + Clubes e Projectos (3 reuniões/ano) + Departamento (11 reuniões/ano) + reuniões diversas, tipo preparar actividades extra-curriculares (média 4 reuniões/ano) = total de 33 reuniões.
C
Outros indicadores, que "não têm papel", nem convocatórias:
- Ensino Educação Visual, sou "psicóloga", "mãe/pai", procuro resolver problemas de indisciplina, de zangas, de "guerras e guerrinhas", ouço desabafos, confidências, avalio e envio relatórios para Segurança Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, quando é necessário; _nota: trabalho com adolescentes

- Atendo Pais e Encarregados de Educação, articulo com eles, mas não recebo outros Pais ou Encarregados de Educação de que tanto preciso, porque não querem, ou, não podem vir à escola;

- Participo na organização, colaboração de actividades extra-curriculares, tipo: Festa de Natal, Carnaval, Páscoa, "Feira de Maio", Encerramento Ano Lectivo, (...);

- Faço a paginação do jornal da escola (28 págs. /jornal x 3 períodos = 84 págs.)

- (Fazendo uma média de dois trabalhos por período na minha disciplina), observo e acompanho: 117 alunos x 2 trabalhos/média/período x 3 períodos =702 trabalhos práticos.

- (...)
FIM

Mandei estes dados para um deputado da Assembleia da República que nos pedia o número de alunos que em média um professor tem, porque por lá consta que é uma média de 7 ou 8 alunos/professor.

Respondi ao e-mail, mas resolvi acrescentar toda esta informação...

Falaram em muita Burocracia? Que os Professores que não trabalham e têm muito tempo livre, muitas férias? Que os Professores dão as suas "aulitas" e estão na sala de professores aos "montes" sem fazer nada?

ENTÃO PERGUNTO QUEM FAZ TUDO ISTO? O GATO DA VIZINHA?

Não falei das aulas de substituição...

Também me esqueci, de lembrar que um professor é um ser, com direito a uma vida pessoal, a constituir família e a ter horas e momentos felizes e livres....

ATÉ HOJE, NÃO ME QUEIXAVA DO TRABALHO...

MAS AGORA, DIGO "BASTA"

BASTA DE MAIS BUROCRACIA, DEIXEM-ME DAR AULAS...

E SOBRETUDO, NÃO ADMITO QUE ME AO FIM DE TUDO ISTO...

ME DESRESPEITEM...

QUE ME CHAMEM DE "PROFESSORZECA"

QUE NÃO FAÇO NADA...

E DIGAM QUE NÃO ENTENDO A LEGISLAÇÃO...

AGORA PENSEM, QUANDO O ESTATUTO DO ALUNO ENTRAR... E A SUPOSTA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

TU ACHAS QUE VAIS AGUENTAR?

Comentário nosso: há exemplos ainda mais complicados, sobretudo entre os professores dos níveis superiores, que têm de apresentar planificações seguramente com mais de uma página por turma, correcções às planificações no final do período, relatórios e planos de recuperação para os alunos com dificuldades de aprendizagem, designadamente, no caso da disciplina de Português, os alunos estrangeiros, além dos chamados NEE's, para não falar nas turmas de exame, na elaboração dos exames, grelhas de correcção e da própria correcção dos mesmos, além de reuniões do Conselho Pedagógico, das comissões de avaliação, etc., etc.
Vejam a outra notícia que publicámos anteriormente em

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