sábado, 29 de março de 2008

Protesto de professores apanhou Valter Lemos em Viseu antes de encontro com escolas da DREC

Perto de 50 professores manifestaram-se hoje (28.03.2008) em frente ao Instituto Politécnico de Viseu contra o processo de avaliação do desempenho de docentes. O protesto decorreu quando o secretário de Estado da Educação se preparava para um encontro com conselhos executivos de escolas sob a tutela da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).

O grupo de docentes, empunhando alguns cartazes e uma faixa onde se lia "Respeitem as escolas e os professores. Demitam-se", concentrou-se junto a uma das entradas dos serviços centrais do instituto, aguardando a chegada de Valter Lemos. Quando o secretário de Estado se preparava para entrar para a reunião, os manifestantes gritaram algumas palavras de ordem, como "vai-te embora Valter Lemos, nós nunca te quisemos" ou "está na hora, está na hora, da ministra ir embora".

"Independentemente de discordarmos deste modelo de avaliação, a principal irresponsabilidade é introduzi-lo nas escolas no terceiro período", defendeu Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), alegando que "os estudantes precisam muito dos seus professores" nesta recta final de ano, mas os docentes vão estar mais preocupados "com a avaliação e os processos que estão em cima da mesa do que propriamente com o trabalho dos seus alunos".

O sindicalista criticou ainda a aprovação pelo Conselho de Ministros das condições para a colocação em situação de mobilidade especial dos professores declarados incapazes para dar aulas.

"Este decreto-lei aprovado ontem vem provar que a ministra da Educação não falou verdade quando disse que nem um só professor passaria para a mobilidade especial", acusou.

Mário Nogueira considera "inaceitável tratarem os professores como material descartável, depois de durante décadas darem o melhor de si nas escolas", acrescentando que, depois de ter o texto final do decreto-lei, a Fenprof irá pedir a verificação da constitucionalidade do diploma.

O sindicalista lamentou que "45 ex-professores que são agora deputados no grupo parlamentar do PS tenham posto acima dos interesses da escola os seus interesses políticos". O sindicalista anunciou ainda que a Fenprof irá divulgar no seu site todos os endereços electrónicos destes deputados, "de forma a que todos os portugueses lhes façam chegar o que pensam desta atitude".

Sem comentários: